A Polícia Militar Catarinense foi criada em 05 de Maio de 1835. Completou 181 anos recentemente. Por isso, a história das cidades de Santa Catarina confunde-se com a da Polícia Militar.

Na história da PM consta que o engenheiro Coronel Bertaso e o Tenente João Cândido Marinho do 2BPM, agrimensor, trabalharam juntos para planejar e definir o alinhamento das ruas, quadras etc. A perfeição do alinhamento foi exata. Com uma bússola na rótula próxima da catedral, na Av. Getúlio Vargas no monumento “marco zero”, pode ser conferido o alinhamento das ruas com os pontos cardeais.

A minha história profissional também iniciou aqui, onde iniciei minha carreira como Aspirante à Oficial. Nos vinte anos vividos em Chapecó, vivenciei as transformações sociais e urbanas que ocorreram na cidade e na região. As transformações e mudanças afetaram a vida das pessoas, algumas de forma radical.

Muita gente de outros Estados e regiões ao optarem morar aqui, nos ajudou a construir, alterando o conservadorismo das famílias tradicionais com as facilidades da modernidade.

Pelo meu ponto de vista e buscando o passado como referência, ao projetar o futuro, diria que para a Polícia Militar e a segurança pública, as mudanças que ocorreram foram mais estéticas do que efetivas. Como sempre, as pessoas, é que fazem a diferença. O oestino em sua maioria é guerreiro, não há obstáculo que interfira na força de vontade desse povo. Isso faz a diferença quando somos relegados na divisão de recursos e meios. A prioridade sempre foi e será a Capital e o litoral território longilíneo com largura de no máximo 200 Km.

Aqui, na Capital do Oeste nossa área territorial é muito extensa, impossibilitando termos uma atuação administrativa e Operacional eficiente. Por termos uma das maiores áreas territoriais, levando-se em consideração as longas distancias, as operações em apoio emergencial a algumas cidades demanda espera média de duas horas, sem considerar o alto custo e desfalque de PMS em outras áreas de atuação.

Na sede  4ª RPM-Fron o 2º BPM-Chapecó atende a cidade e outros 40 municípios. Por isso, atendendo ao compromisso do nosso Governo com  o Governo Federal planejamos e nos adequamos aos objetivos do Plano Estratégico de Fronteiras, com a redistribuição de área, pela NECESSÁRIA E URGENTE CRIAÇÃO/ATIVAÇÃO DE TRÊS OPMS em nível Guarnição Especial:

1 – Guarnição Especial EFAPI – jurisdição em 18 municípios;

2 – Guarnição Especial XANXERÊ – jurisdição em 23 municípios e,

3 – Guarnição Especial SÃO LOURENÇO DO OESTE – jurisdição em 10 municípios.

Com o redimensionamento,  a sede do 2º Batalhão em Chapecó atenderia somente a CIDADE DE CHAPECÓ.

Também é compromisso do Estado após a criação das OPMs, empregar e lotar os efetivos devidamente capacitados nas Guarnições Especiais e Batalhões integrantes da 4ª Região de Polícia Militar localizados na faixa de fronteira.

Posso garantir que até o presente momento não houve interesse daqueles que poderiam viabilizar o projeto, garantindo maior segurança ao povo dos 54 municípios, jurisdição da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.