Archive for janeiro, 2011

Jornal do Almoço RBS Joinville – Setor de Pós-Crime do 8º BPM e o recorde com o menor índice de roubos em dez anos. 18/01/2011

terça-feira, janeiro 18th, 2011

Jornal do Almoço RBS Joinville – matéria sobre o setor de Pós-crime do 8º Batalhão de Polícia Militar. recorde na diminuição de roubos, em dez anos. – Veículada no dia 18/01/2011.

Fonte: http://8bpmsc.inf.br/portal

SEGURANÇA INTERATIVA

segunda-feira, janeiro 10th, 2011
Em maio de 1995, após palestra sobre o Sistema Qualidade Total, realizada na Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX) proferida pelo Prof. Faustino Vicente, Presidente da Associação Anhanguera, de Campinas SP.
Depois da palestra indaguei a ele sobre a possibilidade de implantação do Sistema, no Quartel sob meu comando. O professor afirmou ser impossível, pois nunca ouvira falar de que em algum Estado, no serviço público fosse implantado o Sistema de Qualidade Total.
Disse também, que não acreditava ser possível, pelas características da prestação dos serviços pelo Estado. (mais…)

O início da Carreira

segunda-feira, janeiro 10th, 2011
Em 1984 após a Operação Veraneio, como Aspirante a Oficial, fui transferido de Florianópolis para o 2º. Batalhão, em Chapecó.
Havia como hoje, poucos Oficiais. Desempenhei função de Comando do Corpo de Bombeiros, Comandante da 3ª. Companhia (sede) e Chefe da P2, simultaneamente.
Foi uma época difícil. Havia conflitos entre índios e colonos, na Sede Trentin, com constantes enfrentamentos. Fiquei 117 dias, em Comando de um Pelotão, de controle de acesso à área de conflito. Nosso Quartel era uma barraca. Quando fui substituído, a barraca estava quase totalmente podre.
Havia também, o recém-criado Movimento Sem-Terra (MST) – um dos criadores o Bispo Dom José Gomes da diocese de Chapecó – que com suas constantemente ocupações, nos envolviam, para a “reintegração de posse”. Em sua maioria, todas com enfrentamentos, feridos e até mortes. (Farei um tópico à parte)
Em 28 de agosto de 1987 foi criado/ativado o 2º Pelotão de Polícia Militar na cidade de Xanxerê. O Pelotão tinha área de Jurisdição envolvendo 08 municípios da região. A sede do Pelotão era a mesma, onde ficava o Destacamento, comandado por Sargento, na Rua “Tenente Antônio João”. O quartel era uma casa pequena, de madeira, com três cômodos, alugada, e a tropa, vinte e dois Policiais Militares para uma cidade com 35.000 hab.
Eu estava no Posto de 1º. Tenente e fui designado para comandá-lo. Relutei, pois, estava cursando a faculdade de Direito na UNOESC e seria um transtorno.
Não teve jeito. Fui, na marra.
(mais…)